GASTRONOMIA: Mostarda di Cremona

Um Pouco de história:
Uma delícia que se origina na Idade Média 
A cidade de Cremona é famosa por ser a terra de Stradivari, seus maravilhosos violinos e instrumentos de corda. É famosa por Monteverdi, sua música e suas óperas. Mas é também famosa por sua culinária: La Cucina Cremesca. 
Cremona é uma cidade Lombarda atravessada pelo rio Pó, importante via fluvial usada desde os tempos medievais para o tráfego e o comércio. Está localizada numa área rica e fértil, famosa por suas carnes, frutas, verduras, castanhas e amêndoas. 
Um dos mais famosos pratos da culinária Cremonense é o Bollito Misto que vem sempre acompanhado pela Mostarda di Cremona. 
A Mostarda di Cremona nada se parece com nossa mostarda (que, por certo, na Itália é chamada de Senape). Sua origem remonta aos tempos medievais quando já era usada para acompanhar carnes e queijos. 
Em 1604 a receita da Mostarda di Cremona aparece no raríssimo livro publicado em Leiga, O autor, Lancelot de Casteau, foi um grande viajante e mestre-cuca de senhores e príncipes. Nesse livro, referindo-se a várias culinárias européias, fala com grande admiração deste famoso condimento de Cremona.
A origem da palavra Mostarda vem do latim, Mustum Ardens, em francês Moût Ardent (Mosto ardente). Esse produto era feito originalmente com mosto de uva adicionado das sementes moídas de Senapis alba (mostarda) e concentrado por fervura até obter o vigoroso condimento.
Como usar
A Mostarda di Cremona combina maravilhosamente com as carnes fervidas e assadas. Também combina muito bem com queijos como o gorgonzola, provolone, ementhal, roquefort e os queijos de cabra, etc.


Parceiros...